Nosso grupo, composto por Bila, Bruna, Lorena Lacerda, Marcinha e eu, escolhemos o tema VINIL. Foi muito prazeroso fazer este trabalho, pois trata-se de um assunto interessantíssimo, que nos fez relembrar os velhos tempos onde não existia CD, MP3, IPOD, etc e tal....
No decorrer de nosso trabalho, descobrimos que de nosso tema, a Música é o principal patrimônio histórico e cultural e o VINIL, quem sabe um dia será considerado patrimônio cultural, pois já existe movimentação sobre isso Iniciamos nosso texto falando sobre a origem da música, que é transmitida para as pessoas por meio do Vinil:

UTqueant laxis (passou para dó)
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLve polluti
LAbi reatum
SANcte Ioannes(substituído pelo SI – Sancte Ioannes em latim).
Data de 2000 a.C. a mais antiga lenda sobre uma máquina falante. Contam os chineses que um imperador recebeu uma estranha caixa que continha palavras as quais somente podiam ser lidas com as orelhas.
FONÓGRAFO
1877 – Fonógrafo - Thomas Alva Edison - construiu, então, com completo êxito, o primeiro armazenador de som da história . de Thomas Edison, gravava sons em um cilindro de metal com acionamento manual. O aparelho empregava uma folha de estanho presa a um cilindro, o qual era impressionado por uma agulha movida por um diafragma de mica, seguindo os princípios de Martinville.
1877 - Assim aconteceu: Em Nova Jérsei, mais precisamente em Menlo Park, nasceu a primeira máquina falante que realmente funcionava: o Tin-Foil Phonograph. A primeira gravação do mundo foi um poema, intitulado Mary had a little lamb, recitado pelo próprio Edison."Mary had a little lambIts fleece was as white as snow"Ironicamente, o fonógrafo era trazido ao mundo pelas mãos de um homem que, graças a um acidente na infância, ficara praticamente surdo.
1887 – Gramofone – O fonógrafo funcionou até 1887, quando o judeu Emile Hanôver Emile Berliner, projetou e patenteou o gramofone, toca discos à corda, que juntamente com seu irmão, eram donos da "Deutsche Grammophon Gesellschaft", que foi a primeira fábrica de "discos" do mundo.A maior diferença entre o Fonógrafo e o Gramofone, é que neste, Berliner substituiu os cilindros pelos discos achatados. Muito mais práticos, qualidade de gravação e volume superiores.
1927- O toca-discos eletrônico chegou em 1927 e veio desde então sendo aperfeiçoado até a criação o disco de vinil por Peter Golmark em 1948;O Fonógrafo e o Gramofone receberam reforço com a introdução dos motores elétricos e a eletricidade realmente teve influência sobre a música e seus inventos posteriores.
Essas máquinas eram o despertar da imaginação de artistas, técnicos e inventores. Logo surgiram os Fonógrafos Victor com disco de cera (achatados), as vitrolas e as primeiras Juke Box.
Entrevistamos o dono da loja de LP, Jorge, pessoa muito simpática que teve a paciência de responder as nossas perguntas e nao se importou com nossa filmagem amadora, pena que não consegui colocar o vídeo aqui.
Veja abaixo algumas fotos de nosso trabalho:
0 comentários:
Postar um comentário