sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cimabue

Fazendo o resumo do Renascimento para entregar para Malie na segunda feira, resolvi começar com o Gótico Final. A cada leitura que faço, me apaixono mais por História da Arte, é uma pena que já estamos na II, pois os assuntos, na minha opinião interessantíssimos, foram vistos rápido demais, com muito texto para ler em pouquíssimo tempo.

Começei lendo sobre as obras de Giovanni Gualteri, conhecido como Cimabue, o pintor gótico mais importante do seculo XIII.

Seu estilo, na fase gótica, ainda era influenciado pelos mosaicos e ícones bizantinos, mas já existia uma preocupação com o realismo das figuras humanas. Ele procuar dar algum movimento à figura dos anjos e santos através da postura dos corpos e do drapeado das roupas, mas ainda não consegue realizar plenamente a ilusão de profundidade do espaço.

Madona Entronizada - Cimabue (1295-1300)

A obra acima é uma têmpera sobre madeira, foi encomendada pela Igreja de São Francisco em Pisa e lá permaneceu até 1881, quando foi levado para a França como parte do saque de Napoleão - hoje se encontra no Museu do Louvre.
Apesar de as obras mais importantes de Cimabue terem sido feitas para a Igreja de São Francisco em Assis, existem pinturas dele em vários Museus e Igrejas da Itália.

0 comentários:

Postar um comentário