sábado, 22 de agosto de 2009

Giotto

Pouco se sabe a respeito do jovem pastor Ambrogiotto Bondone, conhecido como Giotto, descoberto e discípulo de Cimabue por 10 anos. Consta que ele nasceu em 1266, perto de Florença e morreu em 1337 na própria Florença. Ainda menino foi descoberto por Cimabue, que sempre apreciou seus desenhos e o iniciou na arte da pintura.

A maior parte das obras de Giotto foram afrescos de Igrejas. Acima uma de suas pinturas, a Prédica de Honório III, feita para a Igreja de São Franciso de Assis, em Assis, na Itália.

Outra obra importante vista na figura abaixo, foi O Juízo Final, feita para a capela dos Scrovegni, em Pádua.



Suas obras eram caracterizadas pela figura dos santos terem aparência de homem comum.Como estes santos com ar de homem comum eram o ser mais importante das cenas que pintava,ocupavam posição de destaque nas obras,e tinham altura maior que as árvores e quase e igualavam às montanhas, como pode ser visualizado nas obras abaixo.



Retiro de São Joaquim entre os Pastores

Lamento ante Cristo Morto

Para entender melhor a idéia de Giotto com os santos, é preciso relembrar os detalhes culturais do século XIII: Com o crescimento do comércio, gerou nas cidades uma sociedade mais ativa, com relações sociais mais complexas e não rigorosas como eram estabelecidas pelos senhores feudais - surgiu então a burguesia, que assume o poder econômico e político das cidades.

Estes burgueses eram homens do povo que ficaram ricos com o comércio e neste contexto, sentiam-se fortes e não se identificavam mais com as figuras de santos espiritualizados e posturas tão estáticas como as da arte bizantina e românica.

Assim, a pintura de Giotto foi ao encontro de uma visão humanista do mundo, ganhando plenitude total no Renascimento.

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